top of page

Instituto Lins Ferrão realiza projeto de bolsas sustentáveis: Crocheteiras!

  • Foto do escritor: contato80781
    contato80781
  • 23 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de jan. de 2024

As mãos habilidosas de artesãs, que tramam fios sustentáveis, dão vida para novos produtos, repletos de significados e confeccionados com os preceitos da economia circular. Assim surge a coleção de bolsas de crochê da marca Eco.ar por Instituto Lins Ferrão. Um projeto de cunho social e ambiental realizado pelo Instituto Lins Ferrão, pilar de responsabilidade social e ambiental do Grupo Lins Ferrão. 
ree
O projeto está totalmente alinhado com as condutas de desenvolvimento sustentável em ESG. Foram utilizados cerca de 300 kg de resíduos têxteis, que passaram por um processo de desfibramento, transformando-os novamente em fio, usados para a produção das bolsas. Aliás, a confecção dos modelos é toda com mão de obra social, por meio de uma parceria com a Avesol, entidade de assistência social. A produção é feita por 11 mulheres, de sete grupos de artesanato da região metropolitana de Porto Alegre. 
Segundo Fernanda Ferrão, presidente do Instituto Lins Ferrão, o projeto com viés mais social visa proporcionar um olhar de cidadania e capacitação para as mulheres do grupo. “Para desenvolver essa coleção, as artesãs estudaram cada detalhe, tiveram um acompanhamento profissional com uma designer e se qualificaram para entregar produtos tão lindos”, declara. A verba arrecadada será revertida em novos projetos do Instituto Lins Ferrão. 
De acordo com Irmão Miguel Orlandi, presidente da Avesol, a ação envolve mulheres que, com a habilidade das mãos, transformam fios em arte, alegrando e transformando ambientes. “Nesse projeto, juntam-se as mulheres crocheteiras, que no fio reciclado e ressignificado, fazem uma nova leitura artística e entregam para a sociedade um produto que choca pela beleza e impacta pela história que contém atrás do design. Relembra-se e celebra-se assim, duas histórias, através da trama do fio, das mãos que crochetam fios, e a da Lojas Pompéia, que com o fio já tramado, transformam vidas e vestem a sociedade há 70 anos” ressalta. 
Com edição limitada, serão lançados três modelos de bolsas, em quatro opções de cores cada: azul marinho, azul turquesa, preto e rose. Os itens serão vendidos com exclusividade nas lojas Pompéia do Shopping Total, Iguatemi, Embarcadero, Florianópolis e no e-commerce da marca. 




 
 
 

Comentários


bottom of page